Reestruturação das feiras livres começa dia 15 de setembro

por Brunno Rocha
01/09/2009

Segundo a Secretaria de Obras, Edificações e Orientação Urbana, a reorganização das feiras livres começa a partir do dia 15 de setembro. A decisão  veio na segunda-feira, 24/8, em reunião com os feirantes. Foram feitas diversas reuniões para discussão da nova proposta de reorganização das feiras, questões de vigilância sanitária e regulamento para montagem e desmontagem das barracas.

Algumas barracas causam transtornos no trânsito por ocupar parte da pista e, em determinados bairros, a feira é composta por apenas três bancas, assim, tornou-se necessária fazer esta readequação.

Das 22 feiras que Embu das Artes possui, três vão mudar de local, porém permanecerão no mesmo bairro. São elas: Jardim Santa Tereza (permanecerá  na rua Belgrado e em uma parte da rua Quebéc), Jardim Independência (da estrada Constantinopla para a rua Tomaz Antonio Gonzaga) e a do Jardim Vazame (da rua Augusto de Almeida Batista para a rua Boa Viagem). Fora isso, algumas feiras vão se incorporar a outras, e o restante passará por readequações. Com isso, pretende-se reduzir o número de feiras para 17.

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Obras, Edificações e Orientação Urbana, existem 431 feirantes inscritos, sendo que 213 estão trabalhando com licença, 23 sem licença e 217 possuem licença, mas não estão em atividade. Esses terão a licença cancelada e os 23 que não estão legais – todos já abriram processo solicitando a concessão – serão regularizados.

A disposição das barracas será modificada e separada por cores, conforme o produto comercializado. Os locais das bancas de cada feirante serão demarcados na via pública e uma semana antes da mudança, cada comerciante receberá o seu número. Ficou decidido entre governo municipal e feirantes que todas as barracas estarão desmontadas às 15 horas para que possa ser feita a lavagem do local.

Feiras que serão incorporadas:
Jd. Presidente Kennedy (rua Mal.Deodoro da Fonseca) com o Jd. Santa Emília (rua Hilton ) - sexta-feira - Passando a ser somente no Jd. Santa Emília;
Pq. Pirajuçara - rua Oiapoque Com Jd. Do Colégio - Av. Juruna – domingo Passando a ser somente no Jd. do Colégio;
Jd. Dom José – rua Igarapava com Águas de São Pedro - domingo;
Jd. Dom José – rua Igarapava com Águas de São Pedro (sexta-feira) Passando a ser somente na Águas De São Pedro;
Jd. Presidente Kennedy – Será incorporada a feira do Jd. Independência (domingo).

Confira como ficarão as feiras:
•  Centro – rua Ranulfo Lira (sábado)
•  Jd. Tomé – estrada Moinho Velho (quarta-feira);
•  Jd. Vista Alegre – rua Volta Redonda (sábado);
•  Jd. Pinheirinho – avenida Hercílio Wustemberg (terça-feira);
•  Jd. Santa Clara – rua Cintas Largas (sexta-feira);
•  Jd. Santo Eduardo – rua Adamastor (quarta-feira);
•  Jd. Santa Emília – rua Hilton (sexta-feira);
•  Jd. Itatuba – rua Benedito José de Oliveira (quinta-feira);
•  Jd. Dom José – rua Águas de São Pedro (sexta-feira);
•  Jd. Dom José – rua  Águas de São Pedro (domingo);
•  Jd. do Colégio – avenida Coroa Boreal (quinta-feira);
•  Jd. do Colégio – avenida Juruna (domingo);
•  Jd. Santa Tereza – rua Belgrado (quinta-feira);
•  Jd. Santa Tereza – rua Belgrado (sábado);
•  Jd. Independência – rua Antonio Tomaz Gonzaga (domingo);
•  Jd. Vazame – rua Boa Viagem  (quarta-feira);
•  Jd. Vazame – rua Boa Viagem  (sábado).