Inauguração do Fórum amplia número de empreendimentos na Av. Jorge de Souza

por Patricia Carvalho
11/02/2016
Fotos: Guego

Após a inauguração da padaria Empório Belas Artes, da Rodoviária Municipal e da Caixa Econômica Federal, a nova sede do Fórum da Comarca de Embu das Artes se instala na Av. Jorge de Souza. Comprovando que o investimento público em infraestrutura está, de fato, atraindo novos empreendimentos para a Avenida que, atualmente, passa por uma obra de duplicação para melhor comportar essa transformação.

O novo prédio foi inaugurado na manhã de quinta-feira, 11/2, , na altura do nº 855, próximo a Rodoviária Municipal. O edifício conta com 4,7 mil m² de área construída, mais que o dobro do antigo prédio, que tinha 1,8 mil m², e leva o nome do desembargador Gilberto Valente da Silva, que faleceu em 2003. O evento foi marcado pela presença de autoridades como o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Paulo Dimas, do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, e do deputado estadual, Geraldo Cruz.

A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional, pelo Quinteto de Metais, da Banda Municipal de Embu das Artes. Em seguida, a juíza Bárbara Carola Hinderberger Cardoso de Almeida, diretora do Fórum da Comarca de Embu das Artes, declarou seu contentamento com a realização de um sonho de mais de duas décadas, desejando força e sorte aos magistrados, promotores de justiça e serventuários que atuarão nas dependências do novo prédio.

Chico Brito falou sobre a importância da solenidade e citou dados referentes a parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário, que resulta na cessão de 42 funcionários, com custo de R$ 1 milhão por ano: “Mais do que valores, do que esse prédio maravilhoso,  a parceria entre o Poder Público, Executivo e Judiciário é  símbolo do que a humanidade já construiu na busca da justiça entre as pessoas e as instituições e, nesse sentido,  quero parabenizar o Poder Judiciário, em nome do povo do Embu. Isso aqui é uma alegria gigantesca, porque aqui tanto os colaboradores, quanto a população, serão atendidos com dignidade”.

Paulo Dimas, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), elogiou a estrutura do novo prédio, falou sobre os problemas enfrentados pela justiça e da importância da valorização e capacitação humana: “Evidente que nós temos problema na administração da justiça e o grande mal que nós identificamos é a morosidade. Estou vendo aqui um prédio maravilhoso, com todas as condições para prestar um serviço melhor, vamos procurar equipá-lo com material humano e capacitação necessária para extrair o melhor proveito. Nós estamos devendo um serviço judiciário melhor, mas não por falta de empenho e produtividade dos nossos magistrados, mas pelo volume de processos. Nós temos investido fortemente em tecnologia, mas o fator humano é fundamental, vamos continuar perseguindo o desenvolvimento da informatização, mas temos que investir na valorização e na capacitação do nosso quadro de servidores e magistrados”.

Lucas Aguil Caetano, presidente da OAB Embu das Artes, elogiou as novas instalações e aproveitou a ocasião para solicitar a ampliação do número de funcionários do Fórum ao presidente do STJSP, Paulo Dimas: “Com certeza vai atender as necessidades, principalmente, dos jurisdicionados. O prédio é lindo, a justiça do Embu hoje já é digital, mas não podemos esquecer o fator humano, que é muito importante. Então, faço aqui um apelo pelo  aumento do efetivo do Fórum”.

Atualmente, Embu das Artes tem 150 mil processos em andamento. Cerca de 900 novos processos são recebidos mensalmente na comarca que conta com 110 funcionários e quatro juízes Bárbara Carola Hinderberger Cardoso de Almeida (diretora), Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy, Tatyana Teixeira Jorge e Gustavo Sauaia Romero Fernandes.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Natinha, os secretários municipais Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos), Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas) e Cristina Santos (Comunicação), os vereadores Ney Santos (presidente), João Leite, Júlio Campanha, Clidão do Táxi, Doda Pinheiro, Gilson Oliveira, Gilvan da Saúde e Rosana Almeida, entre outras autoridades.

Confira aqui a publicação do TJSP sobre a inauguração.